ZICO Inaugura escola de futebol no Japão
ZICO inaugurou sua primeira escola de futebol “ZICO 10” no Japão
A Cidade de Imizu, província de Toyama, tem o privilégio de receber a primeira escola de futebol com a marca ZICO 10. No total 128 crianças japonesas, brasileiras, paquistanesas e russas inscreveram-se para estar ao lado do Galinho. Zico voltou a ser criança, empolgou a criançada dando passes para chutes ao gol, até arriscou jogar como goleiro.
Eventualmente na abertura, após o Hino nacional Japonês e Brasileiro, discursaram com ajuda de intérprete o prefeito da cidade de Imizu, Sr. Motoshi, assim como Lucilene Yukawa presidente da Yukawa Jinzai Service K.K. e Zico.
escolinha de futebol
Logo depois, a criançada toda uniformizada, organizada em fila pelos “tios e tias” não viam a hora para finalmente chutar a bola. Sob o comando do maestro Zico que veio do Brasil especialmente para a ocasião. Chutes ao gol, passes, controle de bola, tudo que pode se esperar assim como num treino de gente grande foi colocado em prática imediatamente.
O sonho
A concretização do um sonho de ter uma escola de futebol ZICO 10, foi possível graças a uma parceria com a empresária Lucilene Yukawa, pessoa chave que acreditou e dedicou-se em prol da criançada. Lucilene que mora há cerca de 30 anos no Japão, sempre na província de Toyama, já pensava numa escolinha de futebol desde há muito anos atrás quando sentiu falta de uma escola que ensinasse os fundamentos do esporte ao seu filho. Chegou a consultar times de futebol do Brasil para trazer uma escola, mas a idéia esbarrava-se no preconceito por ser mulher e quando procurou entidades japonesas descobriu a dificuldade de ser uma estrangeira. Anos se passaram e “as coisas começaram a mudar” quando conheceu os filhos do Zico, Bruno e Thiago no Brasil em 2020 no início da pandemia.
“Hoje finalmente estou agradecida e concretizo um sonho”. Comemora, Lucilene.
Foto: Lucilene Yukawa, fundadora da escola, mora em Toyama-ken há quase 30 anos
Ao final do treino, Zico não deixou transparecer uma viagem internacional aos 69 anos e respondeu pacientemente durante a coletiva de imprensa à mídia japonesa, brasileira e ao Japão Aqui.
O Galinho falou sobre Copa do Mundo do Catar, sobre a seleção japonesa, seleção brasileira. Declarou que a seleção japonesa tem feito bons progressos e sobre a seleção brasileira foi mais direto. Elogiou a formação de talentos brasileiros na Europa, e que a Seleção brasileira deve estar preparada para vencer com ou sem Neymar. Falou também da sua cirurgia no quadril onde enxertou uma prótese 8 meses atrás.
Ao ser perguntado qual nota daria a si próprio como goleiro que levou uma goleada da criançada, respondeu bem humorado: -Nota zero, mas fiz a criançada feliz (risos)
Redação Japão Aqui
Fotos: Renan Fujioka e Alex Brito
para mais notícias: https://www.japaoaqui.com/category/noticias/
procurando emprego no japão?
acesse: jobtime.jp