No Japão

Zairyu Card, o Cartão de Residência

Na Imigração você recebe seu Cartão de Residência

O Zairyu Card (Cartão de Residência) é emitido para todos os estrangeiros residentes no Japão por médio ou longo prazos. É a identidade para estrangeiros.

Este documento é a confirmação da concessão de visto de residência no país e permite atuar de forma legal.

O documento exibe informações importantes sobre o usuário e sua atividade no país, como o nome completo, a data de nascimento, o gênero, a nacionalidade, o endereço, o status de residência, o prazo de validade do cartão e autorização ou não para trabalhar.

Estes dados são registrados pelo Ministério da Justiça e é imprescindível estarem sempre atualizados.

Se houver qualquer mudança nos dados, é obrigatório que o residente notifique às autoridades competentes.

Carregue sempre que possível o documento em sua carteira.

A Emissão do Zairyu Card

Ao solicitar o seu visto para entrar no Japão, automaticamente o sistema gera as informações para a emissão do Zairyu Card e a sua emissão no aeroporto. Para os que chegam pela primeira vez ao Japão, os cartões Zairyu são entregues no aeroporto, ao passar pela Imigração. No entanto, ele é emitido apenas nos seguintes aeroportos: Narita, Haneda, Chubu, Kansai, New Chitose, Hiroshima e Fukuoka.

Em outros aeroportos, vá até a prefeitura solicitar o seu. Para turistas, o Governo japonês emite o TTP Card – Trust Traveler Program.

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top