Ultraman temporariamente indisponível online na China
Ultraman Tiga, uma das séries de TV de super-heróis japoneses popular entre as crianças chinesas, foi temporariamente removido das plataformas de vídeo on-line chinesas no início deste mês, embora tenha sido disponibilizado novamente na segunda-feira (27).
O governo comunista pode ter embarcado na regulamentação, considerando algumas representações de violência como um problema, dizem os especialistas. Mas as críticas cresceram entre os usuários de mídia social, com um deles dizendo: “É como um monstro roubar um sonho às crianças”.
A história do personagem gigante vermelho e prata lutando contra monstros para proteger a paz na Terra apareceu pela primeira vez em uma tela de TV no Japão em 1966.
Recentemente, as autoridades chinesas têm endurecido os regulamentos e controles ideológicos no setor de entretenimento, à medida que a liderança do presidente Xi Jinping tenta aumentar sua influência no país e no exterior.
O Global Times, um tablóide do Partido Comunista, disse na sexta-feira: “O Ultraman Tiga envolve conspirações violentas como espancamento armado, intimidação de várias pessoas, incêndio criminoso e explosões”.
“Muitos internautas acreditam que a remoção pode ser devido à reclamação de pais chineses sobre o conteúdo violento da série”, acrescentou.
O jornal, por sua vez, citou um amante de desenhos animados que disse: “Eu cresci assistindo Ultraman Tiga. Acho que é muito positivo. Pode ensinar as crianças a proteger os fracos e a ser uma pessoa gentil.”
A Tsuburaya Productions Co., com sede em Tokyo, produziu mais de 40 séries de Ultraman e sequências. Muitos deles foram ao ar em mais de 100 países e territórios, incluindo o Brasil, Estados Unidos, China, Taiwan, Tailândia e Rússia.