TUFÃO Nº 8 atinge a província de Shizuoka
O tufão nº 8 trouxe fortes chuvas para a região de Tokai no sábado (13), atingindo a Península de Izu por volta das 17h30.
O tufão se aproximou de Honshu do sul sobre o Oceano Pacífico e deve se mover para nordeste sobre a região de Kanto-Koshin.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) pediu cautela em todas as áreas no caminho do tufão, alertando que chuvas intensas podem ocorrer na região de Tokai, aumentando o risco de desastres.
Às 9h, o tufão estava se movendo a uma velocidade máxima de vento de 72 km/h para Omaezaki, província de Shizuoka pouco antes das 15h.
Em Aoi na cidade de Shizuoka, a chuva teve 240,5 milímetros até as 10 horas, e Fujinomiya teve 227,5 milímetros.
A precipitação até as 6h de domingo deve chegar a 300 milímetros em algumas partes da região de Tokai, 250 milímetros na região de Kanto-Koshin e 120 milímetros na região de Tohoku e na ilha de Izu.
Às 7h50 de sábado, o governo da cidade de Shizuoka emitiu uma ordem de evacuação por riscos de deslizamento de terra para 29.841 famílias, ou 72.447 pessoas, nos bairros de Suruga, Shimizu e Aoi.
Os serviços de Tokaido Shinkansen foram temporariamente suspensos entre as estações Shizuoka e Kakegawa na prefeitura por volta das 6h50, depois que as chuvas atingiram o limite regulamentar. Isso causou atrasos nos trens de saída e de entrada e a Estação de Tóquio estava lotada de passageiros indo para suas cidades natais para os feriados de Obon ou para outros destinos de férias.