TUFÃO n°14: Alerta no sul do Japão
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) informou que o Tufão 14 continuou a se mover lentamente para o norte depois de atingir a província de Kagoshima e pode viajar ao longo da ilha principal de Honshu nos próximos dias. Vários trens e voos foram cancelados no domingo (18).
As autoridades emitiram um alerta de emergência nas prefeituras do sul com um risco crescente de desastres em grande escala. Eles pedem que as pessoas na região de Kyushu, estejam em alerta máximo.
A JMA emitiu alertas de emergência para ventos violentos, ondas altas e tempestades na província de Kagoshima na noite de sábado.
Autoridades emitiram um alerta de chuva forte de emergência na província de Miyazaki na tarde de domingo.
As pessoas estão sendo aconselhadas a se mudar para locais altos ou ficar dentro de edifícios resistentes.
As regiões de Shikoku, Chugoku e Kinki, no oeste do Japão, podem ver faixas lineares de chuva até a manhã de segunda-feira, alertou a agência.
O primeiro-ministro Fumio Kishida pediu às pessoas no Japão que procurem um abrigo imediatamente se “sentirem o menor perigo” quando participou de uma reunião com ministros e altos funcionários encarregados de responder ao perigoso tufão.
Kishida também ordenou que os funcionários “tomassem todas as medidas possíveis para garantir a segurança das pessoas com um senso de urgência”.
As prefeituras de Fukuoka, Kumamoto, Miyazaki e Nagasaki seguiram o exemplo de Kagoshima e aplicaram a lei de socorro em desastres a todos os seus municípios. Isso permitirá que eles recebam apoio dos governos locais e centrais.
A JR informou que todos os trens-bala Tokaido Shinkansen entre Osaka e Nagoya serão cancelados a partir da tarde de segunda-feira ao longo do dia. Também reduzirá drasticamente o número de trens entre Nagoya e Tóquio.
Fonte/Foto: Kyodo