Japão

TUFÃO 16: Tempestade na costa do Pacífico

O Tufão 16 trouxe ventos violentos e chuvas fortes nesta sexta-feira (1°) para as ilhas Izu e a costa do Pacífico do leste do Japão, interrompendo os serviços aéreos e ferroviários.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) alertou que a tempestade, que já está causando inundações em algumas estradas, continuará a atingir a costa do Pacífico do nordeste do Japão até a manhã de sábado.

A agência disse que o tufão deve enfraquecer e se tornar uma depressão extratropical a leste do Japão na noite de sábado.

A partir das 21h45 de sexta-feira, o tufão, com uma pressão atmosférica de 965 hectopascais em seu centro, estava localizado 260 quilômetros a leste de Choshi na província de Chiba, viajando em direção ao norte-nordeste a uma velocidade de cerca de 40 quilômetros por hora, de acordo com para a agência.

A Japan Airlines (JAL) cancelou mais de 100 voos, principalmente aqueles que partiam e chegavam no aeroporto de Haneda, em Tokyo, enquanto alguns horários de trens na prefeitura perto da capital e outras áreas foram afetados.

Quatro pessoas com idades entre 70 e 90 anos sofreram ferimentos depois de cair em Fujisawa e Atsugi, na província de Kanagawa, de acordo com as autoridades locais.

O rio Samuro que atravessa Isumi, província de Chiba, transbordou devido às fortes chuvas, o que levou as autoridades locais a emitir o mais alto nível de alerta para os residentes.

Na cidade de Ichinomiya, na prefeitura, o telhado de uma escola secundária foi destruído.

Velocidades máximas do vento de 150 km / h foram registradas nas ilhas Choshi e Miyake na cadeia de ilhas de Izu, respectivamente, de acordo com a JMA.

Também em Katsuura, província de Chiba, foi registrada uma precipitação de 39 milímetros por hora, com chuvas de mais de 30 mm por hora na ilha de Kozu na cadeia de ilhas e em Izu, na província de Shizuoka.

Fonte: Kyodo     |     Foto: Kyodo

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top