Toyota interrompe produção em quatro fábricas
31/01/2024
Nesta terça-feira (30), a Toyota Motor anunciou que suspenderá seis linhas de produção em quatro fábricas de veículos do grupo no Japão, após a revelação de novos testes fraudulentos de motores pela Toyota Industries Corp.
A montadora cogita retomar suas operações assim que o Ministério dos Transportes confirmar que os motores dos veículos Toyota estejam conforme os padrões regulatórios. As operações foram interrompidas nas quatro fábricas na noite de segunda-feira.
As fábricas afetadas estão localizadas no centro do Japão, compreendendo as instalações de Yoshiwara, Inabe e Fujimatsu da Toyota Auto Body Co., além da sede da Gifu Auto Body Co.
A paralisação impacta não apenas as linhas de produção dos modelos sujeitos à suspensão de remessas, como o SUV Land Cruiser, mas também afeta modelos não afetados por essa medida, incluindo a principal minivan Alphard.
Na segunda-feira, a Toyota Motor anunciou a suspensão das remessas de 10 modelos de veículos, incluindo o Land Cruiser, em decorrência dos testes fraudulentos de desempenho conduzidos pela Toyota Industries em três tipos de motores de automóveis fornecidos à Toyota Motor Corp.