TOYOTA: Aumento na perspectiva de lucro do ano fiscal de 2020
A Toyota elevou na quarta-feira (10) a previsão de lucros fiscais para 2020 com um lucro líquido de ¥ 1,90 trilhão (US $ 18 bilhões) após uma recuperação constante na demanda automotiva nos mercados dos EUA e da China, apesar da pandemia de coronavírus e da escassez global de chips.
A montadora japonesa previa anteriormente um lucro líquido de ¥ 1,42 trilhão para o ano até 31 de março. O número revisado é 6,7% inferior ao fiscal de 2019.
A revisão é um contraste com seus rivais domésticos Honda e Nissan, que tiveram que cortar suas perspectivas de vendas anuais para o ano fiscal de 2020 em 100.000 unidades e 150.000 unidades, respectivamente, em meio à crise global de chips.
As montadoras foram atingidas pela pandemia, sofrendo fortes quedas nas vendas. A Toyota se beneficiou de uma recuperação mais forte do que o esperado nos Estados Unidos e na China.
No Japão, o compacto Yaris teve uma forte demanda, tornando-se o veículo mais vendido em 2020, excluindo os minicarros. O lançamento de novos modelos na China também ajudou a elevar os lucros da Toyota.
A Toyota lidera como a montadora mais vendida do mundo pela primeira vez em cinco anos em 2020, ultrapassando a Volkswagen da Alemanha.