Japão

Tohoku: aumento da atividade sísmica

05/02/2024

O professor Toda Shinji, da Universidade de Tohoku, no Japão, alertou para um aumento significativo na atividade sísmica em uma extensa área ao redor da região focal do grande terremoto que devastou a Península de Noto no dia de Ano Novo. Comparando dados de terremotos ocorridos, Toda observou um aumento de mais de 100 vezes na frequência de terremotos, não apenas na península, mas também em áreas próximas.

A frequência dos terremotos aumentou consideravelmente na península, nas águas a oeste do foco, na ilha de Sado a leste, na Baía de Toyama ao sul, e nas cidades de Kanazawa e Toyama, próximas à base da península.

O pesquisador sugere que a acumulação de tensão na crosta terrestre após mudanças nas seções de falhas, durante o grande terremoto, pode ser a causa do aumento da atividade sísmica. Toda ressalta a necessidade de preparativos adequados, alertando que o aumento da atividade sísmica, especialmente em áreas sob a água, pode desencadear tsunamis.

Fonte: NHK / Imagem: Asahi Shimbun

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top