Tochigi: novo bonde
No último sábado, o Japão testemunhou um marco significativo com o lançamento do primeiro sistema de bondes inovador em 75 anos. Localizado ao norte de Tóquio, esse sistema foi cuidadosamente projetado para atender às necessidades crescentes da população idosa e dos usuários de cadeiras de rodas, em resposta ao envelhecimento da sociedade japonesa.
Conhecido como “Lightline”, o sistema de bonde de próxima geração foi inaugurado na província de Tochigi. Ele opera entre o lado leste da estação JR Utsunomiya e a cidade vizinha de Haga, percorrendo uma rota de 14,6 quilômetros em um tempo total de 48 minutos. O trem apresenta distintas listras amarelas em sua composição e deve seu nome aos frequentes relâmpagos que iluminam Utsunomiya, uma característica que deu à capital Tochigi o apelido de “capital do trovão”.
Uma das características notáveis desse novo sistema é seu compromisso com a sustentabilidade. Os vagões são alimentados por energia renovável e foram concebidos com piso baixo e recursos de redução de vibração, a fim de garantir um acesso mais fácil a todos os passageiros, incluindo aqueles com mobilidade reduzida.
O projeto do Haga Utsunomiya Light Rail Transit, com um custo de ¥68,4 bilhões (equivalente a cerca de US$ 467 milhões), enfrentou desafios de cronograma durante sua implementação.