Empreendedorismo

TERREMOTO: O impacto na Pesca

O Terremoto na Ilha de Noto, em Nanao, Ishikawa, provocou impactos significativos na pesca, prejudicando severamente a pesca sazonal de BURI (Olhete, Olho de Boi). Imagens capturadas em 15 de janeiro revelam uma cena lamentável, com uma grande quantidade de Buris mortos dentro das redes.

De acordo com pescadores locais, estava programada a pesca com redes fixas a partir do dia 4, porém, devido aos cortes de água e à falta de energia causados pelo terremoto, não foi possível garantir o gelo necessário para a pesca, impossibilitando o levantamento das redes e resultando no acúmulo de atuns nas mesmas.

Um pescador expressou sua frustração diante da situação:
“É lamentável e não tem jeito. Só posso ficar chocado. Isso não tem solução. Já sabíamos disso. Cada dia é uma perda. Parece que nada vai dar certo.”

Embora a pesca com redes fixas tenha sido retomada em alguns portos em 8 de janeiro, estima-se que os prejuízos causados ultrapassem os 10 milhões de ienes.
Fonte: ANN News

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top