Japão

Terremoto de Noto: consultas para estrangeiros em quatro províncias

08/04/2024

Após o forte terremoto de 1º de janeiro, quatro províncias japonesas gravemente afetadas implementaram balcões de atendimento para atender moradores e turistas estrangeiros em diversos idiomas:

Em Ishikawa, a província mais afetada pelo terremoto, o Centro de Apoio à Vida Cotidiana, gerido pela Fundação de Intercâmbio Internacional de Ishikawa, estabeleceu uma central de atendimento. Informações e conselhos podem ser obtidos através do site: https://support.ishikawa.jp/. Os idiomas incluem japonês, português, inglês, vietnamita, chinês, indonésio, tailandês e birmanês.

O Centro Internacional de Toyama, na província de Toyama, também oferece serviços de consulta, onde é possível agendar consultas com a ajuda de intérpretes via link de vídeo, ou ligando para os números: 076-441-6330 ou 076-441-5654. O suporte está disponível em 22 idiomas, incluindo português, japonês, inglês, chinês e vietnamita.

Na província de Niigata, a Associação Internacional de Niigata disponibiliza respostas por telefone e e-mail através do centro de consulta para estrangeiros. Para contato, ligue para 025-241-1881 ou acesse https://www.niigata-ia.or.jp/foreign/. Os serviços são oferecidos em nove idiomas, incluindo português, japonês, inglês, vietnamita e chinês, com horários variados de atendimento que podem ser verificados no site.

Já em Fukui, o centro de consulta para estrangeiros da Associação Internacional de Fukui fornece assistência por telefone, Facebook, Line e Instagram. Os serviços, disponíveis em 17 idiomas, incluindo português, japonês, inglês, vietnamita e chinês, podem ser acessados através do site da Associação Internacional de Fukui: https://www.f-i-a.or.jp/ja/. Para contato telefônico, utilize o número: 0776-28-8800.

Fonte/Imagem: NHK

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top