Tentativa de FRAUDE na compra de software
A polícia de Tokyo obteve um mandado de prisão para um ex-estudante da China sob suspeita de tentativa fraudulenta de compra de software antivírus japonês por instrução da esposa de um soldado do Exército de Libertação do Povo da China (ELP), informaram fontes familiarizadas com a investigação.
O Departamento de Polícia Metropolitana planeja pedir à Interpol que coloque o suspeito de 36 anos, Wang Jianbin, em sua lista de procurados visto que ele já retornou à China.
Wang é suspeito de se inscrever para comprar um software antivírus de uso comercial feito no Japão em novembro de 2016, usando informações falsas. O vendedor rejeitou o pedido devido ao seu caráter duvidoso.
Acredita-se que o soldado do ELP tenha sido membro da Unidade 61419, especializada em ataques cibernéticos. A compra do software tinha como objetivo encontrar vulnerabilidades de sistema em empresas japonesas.
A suspeita de envolvimento de Wang surgiu durante uma investigação de ataques cibernéticos contra entidades japonesas, incluindo a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão em 2016.