Internacional

Tensão na Ásia: porta-aviões chinês ameaça Japão

20/09/2024

O governo japonês está em estado de alerta após o porta-aviões chinês Liaoning ter entrado na zona contígua do Japão pela primeira vez, nesta quarta-feira (18). A presença do navio, acompanhada por dois contratorpedeiros, foi registrada a cerca de 210 quilômetros da Ilha Uotsuri, parte das disputadas Ilhas Senkaku, na prefeitura de Okinawa.

O governo japonês considerou a ação “inaceitável” e expressou preocupações a Pequim. Embora nenhuma atividade militar, como o lançamento de caças, tenha sido detectada, o movimento é visto como uma possível provocação em meio à transição política no Japão, com a eleição do novo líder do Partido Liberal Democrata.

Analistas sugerem que a China pode estar testando a resposta do Japão e aumentando a pressão sobre Taiwan e os EUA.

Fonte: Japan News / Imagem: Cortesia do Ministério da Defesa

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top