Tempestade e deslizamentos de terra
A tempestade tropical Meari está se dirigindo para nordeste no Oceano Pacífico na região de Tohoku, depois de atingir a província de Shizuoka. As autoridades meteorológicas dizem que as condições atmosféricas devem permanecer instáveis em uma ampla área do norte ao oeste do Japão.
A chuva acumulada nas Ilhas Izu, ao sul do centro de Tóquio, teve mais de 310 milímetros no do domingo. Isso é cerca de 50% mais chuva do que normalmente cai em todo o mês de agosto.
A tempestade provocou chuva forte localizada de mais de 80 milímetros em uma hora em uma cidade na província de Wakayama, na região de Kansa. O risco de deslizamentos de terra está se intensificando devido às fortes chuvas contínuas em várias partes do país.
Os rios na província de Iwate estão cheios e alguns têm alto risco de inundação. A região de Tohoku foi atingida por chuvas recordes.
A precipitação máxima de 100 milímetros é esperada nas 24 horas até o meio-dia de segunda-feira (15) na província de Niigata e na região de Hokuriku, 80 milímetros nas regiões de Tohoku e Kansai, 70 milímetros no norte de Hokkaido.
As autoridades pedem cautela contínua contra deslizamentos de terra, rios transbordando e inundações.