Surto de Gripe causa fechamento de escolas
Várias escolas em todo o Japão foram fechadas devido a infecções em massa da gripe sazonal. Acredita-se que os surtos fora de época tenham sido causados pela recategorização do COVID-19 como uma doença de “categoria 5” sob a Lei de Controle de Doenças Infecciosas, juntamente com o relaxamento das medidas de controle de infecções.
Alguns especialistas alertaram que o número de vacinas contra a gripe caiu desde o surto de COVID-19 e a imunidade geral contra a gripe enfraqueceu.
De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, o número de pacientes relatados em aproximadamente 5.000 instituições médicas designadas em todo o país de 22 a 28 de maio foi de 1,62 por instituição médica. O número de casos aumentou em relação à semana anterior em 14 províncias, com números altos em Miyazaki (7,07), Nagasaki (4,14) e Ehime (3,67).
Em todo o país, 325 escolas e outras instalações decidiram fechar ou manter alguns alunos em casa, 4,5 vezes mais do que nas duas semanas anteriores. Esta foi a segunda semana consecutiva em que o número ultrapassou 300, e o primeiro caso desde a semana de 20 a 26 de março.
O número de pacientes infectados na escola vem aumentando gradualmente desde o início de maio.