No Japão

Supermercado

Parecidos com os do Brasil, mas em tamanhos menores

Os supermercados no Japão são muito organizados, limpos e com uma grande variedade de produtos frescos e quase tudo embalado.

As frutas e legumes são especialmente frescos e organizados logo na entrada do supermercado. Há uma grande variedade de alimentos prontos para consumo como sushi, bentôs (pratos feitos), e variedade de pratos ocidentais e orientais. Além disso, é comum encontrar setor de alimentos étnicos e a separação de áreas de bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

Os caixas para pagamento, cada vez mais automatizados, permitem que o próprio comprador “passe” seus produtos pelo leitor de código de barra, registrar a compra, escolher a forma de pagamento, pagar e sair do supermercado.

As principais diferenças estão na ausência de açougue, sendo os produtos colocados em bandejas de isopor, embaladas em um plástico transparente, com uma etiqueta que mostra o valor, o imposto, prazo de validade e a origem do produto.          

DESCONTO

No final da tarde, os supermercados oferecem descontos (nebiki) nos alimentos produzidos no dia. Em alguns casos, os descontos chegam a ser de até 50% do valor.

No entanto, produtos brasileiros não são vendidos na maioria deles. Para comprar esses produtos, é necessário procurar um supermercado para brasileiros, comum nas regiões como Gunma, Shizuoka e Aichi ou através da internet.

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top