Japão

Shopping Brasilian Plaza é reaberto para ser base de apoio aos estrangeiros no Japão

O shopping center “Brazilian Plaza”, em Oizumi, província de Gunma foi reaberto em janeiro deste ano, com um novo propósito, servir como base de apoio e turismo para os estrangeiros residentes nas proximidades. Segundo o diretor do estabelecimento, Ryuharu Hayashi, a reconstrução começou há seis anos com o objetivo de se tornar uma base da comunidade brasileira no Japão. A retomada das atividades aconteceu há dois anos com a instalação de um espaço de bem-estar para crianças com deficiências e atrasos no desenvolvimento.

O Brazilian Plaza foi aberto em 1995 e reunia varias lojas brasileiras no local, costumava ser um lugar indispensável para os brasileiros que moravam em Oizumi e região. Era o único estabelecimento neste moldes na região e concentrava um grande público de brasileiros, principalmente nos finais de semana. A situação começou a mudar no ano 2000, quando um supermercado de produtos brasileiros foi aberto nas proximidades, o que fez o shopping perde parte de sua clientela. A crise econômica de 2008 e o tsunami de 2011 provocaram um evasão de brasileiros do Japão, afetando diretamente o shopping. Os inquilinos fecharam seus estabelecimentos e foram embora, ficando apenas a agência de turismo para providenciar o retorno.

O estabelecimento foi reaberto com lojas varejistas e agência de viagens, mas o principal negócio é o apoio estrangeiro. Além da administração de instalações de bem-estar, prestação serviços de consultoria quando estrangeiros iniciam negócios e realizam eventos. “Mesmo que haja crianças com deficiências, os pais estrangeiros não sabem onde consultar“, explica o secretário geral da rede de intercâmbio, Tsutomo Hayashi.

A cidade de Oizumi possui cerca de 40 mil habitantes, 18 % são estrangeiros e a metade dessa porcentagem é formada por brasileiros.

 

Fonte: Nikkey Shimbun

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top