SHIZUOKA: Nova escola Zico 10
ZICO empolgou cerca de 200 jovens e admiradores que estiveram presentes junto com autoridades japonesas e brasileiras, para o lançamento da terceira unidade da escola de futebol Zico 10.
A cerimônia realizada no dia 26 de novembro, no parque Yuto em Hamamatsu, foi seguida de atividades com a criançada, junto com o “Galinho”.
O evento contou com a participação do prefeito de Hamamatsu, Yusuke Nakano, e do vereador Noritaka Torii, representando as autoridades japonesas, enquanto o Cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu, Aldemo Garcia, Éber Toyohashi, presidente do Conselho dos cidadãos e Lucilene Yukawa, presidente da Yukawa Service, responsável pela franquia da escola na região, foram algumas das figuras representando o Brasil. A inauguração dessa terceira unidade marca a expansão e consolidação do legado da escola Zico 10, trazendo o ensino de excelência do futebol para um novo patamar na cidade japonesa.
Entrevistamos a “mola propulsora” do projeto:
Foto: Lucilene Yukawa, responsável pela Escolinha Zico 10 em Hamamatsu, Shizuoka.
1. Qual foi a principal motivação para expandir a Escola Zico 10 para Hamamatsu, reconhecida pela forte comunidade brasileira?
Lucilene: “A principal motivação para expandir a Escola Zico 10 para Hamamatsu, conhecida pela forte comunidade brasileira, foi baseada em dois motivos. Primeiramente, quando fui convidada para o Jebra (Jogos Escolares Brasileiros), levamos um estande para demonstrar a Escola Zico 10, e houve uma grande procura por mais informações pelos pais. Em segundo lugar, as condições climáticas pesaram na decisão. Em Toyama, onde está localizada a primeira unidade, temos muita neve de dezembro até março, o que prejudica as atividades. O esporte requer uma sequência de aprendizado contínuo, e o número significativo de brasileiros em Hamamatsu foi um fator decisivo na escolha.”
2. Existe algum diferencial que a Escola Zico 10 de Hamamatsu oferecerá em comparação com a primeira unidade?
Lucilene: Existe um diferencial que a Escola Zico 10 de Hamamatsu oferecerá em comparação com a primeira unidade. Daremos os uniformes gratuitamente aos novos alunos. Conseguimos alguns patrocinadores para custear os uniformes dos alunos, o que vai aliviar o bolso dos pais. As condições como mensalidade e metodologia serão iguais.
3. O que a primeira unidade tem ensinado a você ?
Lucilene: Toyama é uma cidade do interior e reflete um pensamento igualmente interiorano. Meu principal interesse foi unir pessoas de várias nacionalidades por meio do futebol. Um exemplo foi um menino russo que se isolava devido ao bullying causado pela guerra entre Rússia e Ucrânia. Ele integrou-se ao futebol em um ambiente brasileiro sempre acolhedor. Os pais dele são muito gratos, pois viram seu filho isolado se integrar ao clube esportivo (bukatsu). Isso me trouxe satisfação, pois testemunhei a mudança na vida desse garoto. E é isso que espero alcançar na segunda unidade: integração e um ambiente único para desenvolvimento.
Entrevistamos o “Galinho” que deixou suas palavras gravadas.
Evento recebeu esportistas da comunidade que também vieram ver de perto. Estiveram presentes os jogadores de beisebol, Felipe Natel e Enzo Wayama, residentes na província de Shizuoka (jogam no time da Yamaha), o jogador Felipe Yuki Hasegawa de 21 anos e foi artilheiro na segunda divisão da Hachi FC na Mongólia.
Já entre os “coaches” (treinadores) estavam no gramado com a criançada nomes de peso como o Ituano, Amaral , o “Rei de Tokyo” um dos responsáveis pela elevação do nível do futebol no Tokyo Gas FC. Roberto Iwashita, o responsável pelas segunda unidade da Zico 10 em Okinawa, Reinaldo Rodrigues, ex-Jleaguer e atual Coach em Kanagawa.
Foto: Amaral o “Rei de Tokyo” ao lado do discreto intérprete Landow Takai
Foto: Roberto Iwashita e Victoria, responsável pela Zico 10 em Okinawa
Foto: Coach Reinaldo Fernandes, ex-Bellmare e ex-Kawasaki Verdy
Como sempre o jovem Galo que completou 70 anos, ainda teve energia para dar atenção aos admiradores japoneses e brasileiros. Só atleta mesmo para tanta disposição!
Fotos: Alex Santos estúdios e Redação