Shiga: funcionário público é punido por comentários contra estrangeiros
01/06/2024
Um funcionário municipal da cidade de Konan, na província de Shiga, foi punido por fazer comentários inapropriados a funcionários estrangeiros.
Segundo a prefeitura, um funcionário público, que está na casa dos 50 anos, fez comentários preconceituosos e ofensivos a dois funcionários estrangeiros entre junho do ano passado e fevereiro deste ano. Em uma ocasião, ele disse: “Tenho preconceito contra os estrangeiros. Se o número de estrangeiros que não trabalham aumentar no Japão, a quantidade de benefícios sociais também aumentará.” Em outro momento, ele afirmou: “Se um japonês apaga um incêndio, é combate a incêndio, mas se for um estrangeiro, é sabotagem.”
Após reconhecer seus erros e o funcionário se desculpou por suas ações, classificando-as como “descuidadas e inapropriadas”. A cidade de Konan possui uma grande população de brasileiros e outros estrangeiros, com cerca de 7% da população composta por residentes internacionais. A prefeitura promove ativamente a convivência multicultural e condena qualquer tipo de discriminação.
O servidor público, foi alvo de uma ação disciplinar que incluiu um corte de salário de três meses.