Japão

Serviços multilíngues para residentes estrangeiros

19/01/2024

Residentes estrangeiros afetados pelo recente terremoto na região central do Japão encontram apoio através de serviços de consultas multilíngue. O centro internacional da província de Ishikawa está oferecendo serviços online em mais de 30 idiomas.

Conforme o Departamento Regional de Serviços de Imigração de Nagoya, a província de Ishikawa abriga mais de 18 mil residentes estrangeiros, conforme registrado até junho do ano passado. Muitos deles trabalhavam na indústria pesqueira e pecuária.

Nas cidades mais impactadas, Wajima e Suzu, localizadas na Península de Noto, residiam 222 e 104 estrangeiros, respectivamente.

Muitos desses residentes estrangeiros perderam seus empregos devido aos danos em seus locais de trabalho ou à interrupção de seus programas de treinamento técnico. Em resposta a essa situação, a Agência de Serviços de Imigração do Japão implementou medidas de apoio, incluindo a extensão do estatuto de residência até o final de junho, dispensando os procedimentos usuais.

Ueda Toshihiro, um funcionário do escritório de Nagoya, destacou a importância de oferecer aconselhamento por telefone e outros meios, reconhecendo que os estrangeiros em abrigos de evacuação podem enfrentar dificuldades no acesso às informações necessárias. Este esforço visa garantir que todos os afetados recebam a assistência adequada durante esse período desafiador.

 

Fonte: NHK

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top