Série de terremotos sacode Chiba e autoridades pedem cautela
02/03/2024
A frequência de eventos sísmicos aumentou notavelmente, especialmente na quinta-feira (29), com 10 terremotos registrados nesse dia, incluindo dois de magnitude 4 e três de magnitude 3 em um período de 24 horas a partir das 6h. Houve uma sequência de atividades sísmicas na costa leste da província de Chiba entre 8h40 e 8h45, seguida por terremotos de magnitude 3 às 11h13, 12h30 e 16h27.
Outro terremoto de magnitude 4 ocorreu às 18h35 de quinta-feira, seguido por um de magnitude 5,2 às 5h43 de ontem.
Autoridades dos govern os locais pedem cautela, pois não podem prever a ocorrência de um terremoto maior. Ambos os terremotos tiveram origem a cerca de 30 quilômetros de profundidade e seu mecanismo foi identificado como falha reversa com eixo de pressão na direção norte-noroeste a sul-sudeste.
A área ao largo da costa leste da província de Chiba tem uma estrutura subterrânea complexa, com o processo de afundamento de placas do Mar das Filipinas e do Pacífico, resultando em alta atividade sísmica. Os terremotos provavelmente ocorreram perto da superfície superior da Placa do Mar das Filipinas, conforme a Weathernews.
Fonte: The Japan Times / Imagem: THE JAPAN TIMES LTD.