Internacional

São Paulo: concurso de canto agita nipo-brasileiros

10/12/2024

São Paulo sediou, no último domingo (8), a 26ª edição do concurso de canto japonês, inspirado no tradicional festival da emissora NHK. O evento reuniu descendentes de japoneses com idades entre 5 e 80 anos para apresentações que destacaram o gênero musical “enka” e outras músicas japonesas.

Com 64 participantes, muitos trajados com roupas típicas, a competição busca preservar e transmitir a cultura japonesa às novas gerações. Entre os destaques estava Yuji Morita, de 12 anos, que encantou o público com um clássico de Saburo Kitajima.

Para o organizador Tadao Ebihara, o evento é uma forma de combater a queda no interesse pelo idioma japonês entre os jovens nipo-brasileiros. “A música é uma ponte para manter viva a língua e a cultura do Japão”, afirmou.

O Brasil abriga a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão, reforçando o papel desse tipo de evento na valorização de suas raízes.

Fonte/Imagem: NHK

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top