Shizuoka: Brasileiro e Japonesa condecorados
O Cônsul-Geral do Brasil em Hamamatsu, Aldemo Garcia, condecorou o empresário Sr. João Toshiei Masuko com a medalha da Ordem do Rio Branco. A Sra. Mikako Kagiyama, foi condecorada com a medalha de mérito e diploma correspondente. A cerimônia realizada nas dependências do Consulado Brasileiro em Hamamatsu recebeu empresários da comunidade, mídia japonesa e comunitária.
O senhor João Toshiei Masuko, natural de São Paulo, chegou ao Japão no ano de 1988 em uma das primeiras levas de brasileiros que para cá migraram. O senhor Masuko trabalhou em fábricas em Gifu e Iwata antes de retornar ao Brasil.
A secretária do chefe do Consulado, Mikako Kagiyama, cidadã japonesa natural de Osaka com longa experiência de vida no Brasil é tradutora consecutiva e atua no Consulado desde sua abertura em 2009.
A Ordem do Rio Branco foi criada no governo do “Jango”, ou João Goulart em 1963 e é uma honraria e reconhecimento do Governo Brasileiro. No centro da medalha está inscrito em Latin “Ubique Patriae Memor” e se traduz como “Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança”. Os anos que aparecem no reverso da insígnia são os de nascimento e morte do Barão.
Após as palavras de agradecimento dos condecorados, o Embaixador Aldemo Garcia lembrou-se que a mesma honraria foi concedida pelo governo brasileiro ao Ex-Primeiro ministro japonês Shinzo Abe.
Fonte: Redação Japão Aqui