Rússia ATACA Ucrânia
As tropas russas lançaram seu ataque antecipado à Ucrânia nesta quinta-feira (24), quando o presidente Vladimir Putin deixou de lado a condenação e as sanções internacionais e alertou outros países que qualquer tentativa de interferência levaria a “consequências que você nunca viu”.
Grandes explosões foram ouvidas antes do amanhecer em Kiev, Kharkiv e Odesa.
Os militares russos informaram que destruíram os ativos de defesa aérea e as bases aéreas da Ucrânia. Enquanto isso, os militares ucranianos informaram que abateram cinco aeronaves russas enquanto se defendiam do ataque russo ao país.
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que desencadeou um ataque à Ucrânia em um discurso televisionado na quinta-feira, atraindo condenação internacional.
O presidente Volodymyr Zelenskyy declarou lei marcial, dizendo que a Rússia tem como alvo a infraestrutura militar da Ucrânia.
As consequências do conflito e as sanções resultantes sobre a Rússia podem repercutir em todo o mundo, alterando a dinâmica geopolítica na Europa, bem como afetando o abastecimento de energia na Europa e sacudindo os mercados financeiros globais.
FONTE: Japan Today / FOTO: Serviço de Imprensa Presidencial da Rússia via AP