Risco à segurança: turistas dirigem karts sem habilitação em Tokyo
14/10/2024
O gerente de uma empresa de aluguel de karts em Tokyo foi preso sob suspeita de alugar veículos a turistas estrangeiros sem licenças válidas, permitindo que dirigissem nas vias públicas, segundo fontes policiais.
A Polícia Metropolitana enviou o caso ao Ministério Público em 3 de setembro, sem prisão, mas com recomendação de indiciamento, devido ao risco de graves acidentes.
De acordo com a lei de trânsito japonesa, karts são considerados automóveis e exigem uma carteira de motorista válida. Apenas carteiras de motorista internacionais emitidas por um país sob a Convenção de Genebra são válidas para dirigir no Japão. Em abril, o gerente teria alugado karts para dois turistas sem habilitação válida. Um dos turistas envolveu-se em um acidente, danificando um veículo estacionado e sendo preso por dirigir sem licença.
Desde o início das operações da empresa, no outono passado, cerca de 3.300 pessoas alugaram karts, e registros indicam que cerca de 50 podem ter dirigido sem carteira adequada. Entre janeiro e agosto, ocorreram 25 acidentes envolvendo os karts, incluindo sete com feridos. A polícia havia solicitado que empresas reforçassem a checagem de licenças e evitassem permitir fotos em vias públicas.