Japão

Revogação de residência permanente para estrangeiros inadimplentes

06/02/2024

No cenário de um aumento de cidadãos estrangeiros no Japão, o governo está considerando reformas significativas na Lei de Controle de Imigração e Reconhecimento de Refugiados. A proposta em pauta visa revogar o estatuto de residência permanente de estrangeiros que não estejam em conformidade com suas obrigações fiscais e de segurança social.

Atualmente, a Lei de Controle de Imigração estipula que os residentes permanentes devem ter “boa conduta” e ter “bens suficientes ou capacidade para ter uma vida independente”, oferecendo liberdade em relação ao período de permanência e à área de trabalho.

No entanto, diante do crescente número de residentes estrangeiros, o governo busca fortalecer as condições para manter esse estatuto, com ênfase especial no cumprimento de obrigações legais. Estas reformas estão sendo cuidadosamente observadas, já que podem representar uma mudança substancial na dinâmica da imigração no Japão.

Fonte / Foto: Asahi Shimbun

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top