Japão

Revisão das regras da aposentadoria para estrangeiros

13/11/2024

O Ministério do Bem-Estar Social do Japão está revisando as regras para pagamento de aposentadoria para trabalhadores estrangeiros que deixam o país antes de completar o tempo necessário para os benefícios. O objetivo é incentivar contribuições mais longas.

Atualmente, estrangeiros que não contribuem por 10 anos podem pedir um saque único, mas quem tem autorização de reentrada pode perder o direito ao saque enquanto a permissão estiver válida. O ministério planeja aumentar o valor do saque, ampliando o período de contribuição de cinco para oito anos.

Com o aumento de estrangeiros no Japão, espera-se que, até 2070, eles representem 10% da população, tornando-se um grupo chave para o sistema previdenciário.

Fonte: Asahi Shimbun / Imagem: Ilustrativa

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top