Reforço da vacinação contra COVID-19 para o inverno
Nesta quarta-feira (20), o Japão deu início a um programa de vacinação ampliado contra o coronavírus, para conter um esperado aumento de casos durante a temporada de inverno.
As vacinas empregadas neste programa são especialmente formuladas para oferecer proteção contra as subvariantes do coronavírus Ômicron relacionadas ao XBB. Para receber a vacina, os residentes interessados precisam obter ingressos através das autoridades locais e podem ser inoculados com as vacinas Pfizer ou Moderna em hospitais e outros locais designados.
O ministério instruiu as autoridades locais a recomendar a vacinação para idosos e pessoas com doenças subjacentes, mas não emitiu uma recomendação semelhante para indivíduos saudáveis com idade inferior a 64 anos.
É importante destacar que as autoridades de saúde afirmam que a administração simultânea das vacinas contra o coronavírus e a gripe não compromete a segurança e eficácia das mesmas. Muitas autoridades locais devem iniciar a distribuição das vacinas contra a gripe no próximo mês.
O Ministério da Saúde afirma ter garantido 20 milhões de doses de vacinas da Pfizer e 5 milhões da Moderna. O ministério pede às pessoas que desejam tomar a vacina que verifiquem a disponibilidade nos escritórios ou sites do governo local.