Protesto contra polêmica lei de imigração
Gritando “não à lei de imigração xenófoba” e “inclusão, não exclusão”, cerca de 150 manifestantes se reuniram na quinta-feira (23) em Osaka, para protestar contra as revisões da lei de imigração que facilitariam a deportação de requerentes de asilo.
Outras centenas foram às ruas em todo o Japão, incluindo Tokyo e Nagoya, para se opor ao controverso projeto de lei do governo.
“As pessoas que resistem à deportação têm boas razões para fazê-lo, como não terem conseguido obter o status de refugiado, apesar de poderem ser perseguidas em seus países de origem ou quererem ficar com suas famílias japonesas”, disse o organizador da manifestação no centro de Osaka. . “O governo deveria conceder a eles o status de residência em vez de expulsá-los.”
Em 2021, o governo cancelou um projeto de lei semelhante para revisar a Lei de Controle de Imigração e Reconhecimento de Refugiados após oposição à proposta de mudança que permite a deportação de requerentes de asilo enquanto seus pedidos estão sendo processados.
A tentativa do governo de aprovar o projeto de lei também foi prejudicada pela indignação pública com os maus-tratos a Wishma Sandamali, uma mulher do Sri Lanka, que morreu em março de 2021 após meses de detenção por ultrapassar o prazo de seu visto em uma instalação estadual em Nagoya.
O projeto de lei atualmente em debate na Dieta mantém elementos-chave da proposta anterior.
Fonte / Fotos: Asahi Shimbun