Elza Nakahagi

Primeiros socorros no Japão

Nesse episódio, a Dra. Elza Nakahagi ensina informações importante sobre os primeiros socorros no Japão.

Ao chamar os bombeiros (ligando para “119”), a primeira coisa que perguntarão é se a pessoa precisa ambulância ou incêndio, aprenda o vocabulário:

  • Kyukusha (ambulância)
  • Kaji (incêndio)

Assim, quando os bombeiros perguntarem, é bom dizer qual dos casos é a sua emergência. Além disso, deve-se dizer o endereço e também, se necessário, pedir ajuda à alguém que fale japonês para passar mais informações.

Para ajudar os bombeiros, a Dra. Elza Nakahagi destaca alguns pontos que deve prestar atenção em situações de emergência, como por exemplo:

  • Possíveis causas da incidente;
  • Como encontrou a pessoa;
  • Locais de lesões, machucados ou manchas;
  • Tempo decorrido desde o incidente;

Além dessas dicas, a médica ensina com imagens e gestos algumas instruções para essas situações adversas. Por isso, para mais detalhes sobre como se portar durante esse tipo de situação, assista o vídeo completo:

 

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top