Polícia japonesa: perfis raciais e preconceitos revelados
2/05/2024
Um ex-inspetor da polícia japonesa denunciou uma prática persistente de perfis raciais, revelando ordens superiores para direcionar estrangeiros para interrogatórios, verificações de identidade e buscas. Em uma entrevista ao The Mainichi, ele compartilhou que durante sua década de serviço na força, os oficiais foram instruídos a intensificar as verificações de estrangeiros, especialmente visando infratores de visto.
Segundo ele, durante um mês de “repressão aos estrangeiros”, os policiais foram ordenados a registrar os dados pessoais de cada estrangeiro interrogado, o que incluía número de identificação, data de nascimento e país de origem. Esses dados eram enviados não apenas para a divisão local, mas também para divisões de investigação criminal e segurança pública.
Uma pesquisa da Ordem dos Advogados de Tokyo revelou que a maioria dos entrevistados estrangeiros foi abordada pela polícia nos últimos cinco anos com base em “características físicas” e que acredita que foram parados exclusivamente por serem estrangeiros. Em resposta a essa discriminação, três residentes estrangeiros entraram com uma ação contra o Estado japonês, pedindo indenizações individuais e uma confirmação oficial de que é ilegal parar alguém com base em raça ou nacionalidade.
O ex-inspetor também compartilhou exemplos de preconceitos profundamente enraizados na força policial, incluindo estereótipos negativos sobre pessoas de pele mais escura e exercícios de treinamento baseados em nacionalidades específicas. Ele destacou a necessidade urgente de educação e sensibilização na polícia para combater a discriminação racial, incentivando as vítimas a relatarem casos de perfis raciais e a documentarem qualquer discriminação durante as interações com a polícia.
Finalmente, expressou sua decepção com a instituição policial, uma vez que percebeu o sofrimento das vítimas de discriminação pela mesma força que deveria protegê-las, e apelou por mudanças significativas no sistema policial japonês.