Polícia contra DISCRIMINAÇÃO racial
A Agência Nacional de Polícia (NPA) emitiu um aviso a todas as forças policiais das províncias, para evitar questionar as pessoas de uma maneira que possa ser percebida como discriminação racial.
O aviso veio depois que a Embaixada dos EUA em Tokyo, twittou no dia 6 de dezembro que havia recebido relatos de “suspeitos de incidentes de discriminação racial” com vários estrangeiros “detidos, interrogados e revistados” pela polícia.
O comunicado dizia que, ao escolher quem parar e questionar, os policiais “não devem basear suas decisões apenas na aparência e roupas”.
Quando perguntado em uma coletiva de imprensa sobre o tweet da Embaixada dos EUA no dia em que foi publicado, o porta-voz do governo Hirokazu Matsuno disse que o interrogatório policial não é realizado com base em raça ou nacionalidade, e os policiais abordam pessoas suspeitas de acordo com a lei.
As reclamações sobre o tratamento discriminatório de pessoas de origem estrangeira que vivem no Japão são cada vez mais visíveis nas redes sociais.
O aviso da NPA, emitido durante um esforço para uma maior detecção de crimes no final do ano e no feriado de Ano Novo, visava evitar que o questionamento fosse interpretado erroneamente como motivado por discriminação ou preconceito.