Japão

Polícia contra DISCRIMINAÇÃO racial

A Agência Nacional de Polícia (NPA) emitiu um aviso a todas as forças policiais das províncias, para evitar questionar as pessoas de uma maneira que possa ser percebida como discriminação racial.

O aviso veio depois que a Embaixada dos EUA em Tokyo, twittou no dia 6 de dezembro que havia recebido relatos de “suspeitos de incidentes de discriminação racial” com vários estrangeiros “detidos, interrogados e revistados” pela polícia.

O comunicado dizia que, ao escolher quem parar e questionar, os policiais “não devem basear suas decisões apenas na aparência e roupas”.

Quando perguntado em uma coletiva de imprensa sobre o tweet da Embaixada dos EUA no dia em que foi publicado, o porta-voz do governo Hirokazu Matsuno disse que o interrogatório policial não é realizado com base em raça ou nacionalidade, e os policiais abordam pessoas suspeitas de acordo com a lei.

As reclamações sobre o tratamento discriminatório de pessoas de origem estrangeira que vivem no Japão são cada vez mais visíveis nas redes sociais.

O aviso da NPA, emitido durante um esforço para uma maior detecção de crimes no final do ano e no feriado de Ano Novo, visava evitar que o questionamento fosse interpretado erroneamente como motivado por discriminação ou preconceito.

FONTE/FOTO: KYODO  

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top