Onagawa: Reator nuclear no Japão é suspenso dias após retorno
5/11/2024
Um reator nuclear no nordeste do Japão foi desligado nesta segunda-feira (4), para verificações, poucos dias após se tornar o primeiro a reiniciar na região desde o desastre de 2011. A Tohoku Electric Power, enfrenta dificuldades para enviar um dispositivo que confirme as condições do reator nº 2 da usina de Onagawa, na província de Miyagi.
Na última terça-feira, o reator se juntou a outros no país que foram reiniciados após atender a novos padrões de segurança estabelecidos após a crise da usina nuclear de Fukushima Daiichi. A Tohoku Electric havia planejado reiniciar a geração e transmissão de energia no domingo.
A reinicialização do reator de Onagawa é significativa, por marcar a primeira vez que um reator de água fervente — o mesmo tipo dos reatores de Fukushima — foi colocado em operação desde o desastre de 2011. A usina de Onagawa, localizada próxima ao epicentro do terremoto de 9,0 que atingiu o Japão em 11 de março de 2011, sofreu com ondas de tsunami de até 13 metros.
O reator nº 2 havia passado por triagem de segurança em fevereiro de 2020 e obtido consentimento local para retomar as operações. Enquanto isso, a unidade nº 1 será desativada.