OMS: PCRs detectam Ômicron
Embora os testes de PCR possam detectar a infecção pelo Ômicron, os estudos estão investigando se a variante do COVID-19 tem algum impacto em outros tipos de teste, informou a OMS neste domingo(28).
“Os testes de PCR amplamente usados continuam a detectar a infecção, incluindo a infecção com ômicron, como vimos com outras variantes”. “Estudos estão em andamento para determinar se há algum impacto em outros tipos de testes, incluindo testes de detecção rápida de antígenos”,informou a Organização Mundial de Saúde.
A OMS anunciou na sexta-feira (26) que o Ômicron, detectado pela primeira vez no início deste mês na África Austral, é uma variante de preocupação.
A classificação colocava o Ômicron na categoria mais preocupante de variantes do COVID-19, junto com o Delta globalmente dominante e seus rivais mais fracos Alpha, Beta e Gamma.
Em sua atualização, a OMS informou que “ainda não está claro” se o Ômicron se espalha mais facilmente de pessoa para pessoa ou se a infecção com a variante causa doenças mais graves em comparação com outras cepas.