OLIMPÍADA: Japão limitará espectadores a 10.000
O governo japonês informou nesta quarta-feira (16) que permitirá até 10.000 espectadores em grandes eventos nas prefeituras onde suspendeu o estado de emergência da Covid-19, uma regra que pode se aplicar aos próximos Jogos Olímpicos de Tokyo.
A participação em eventos como jogos esportivos e shows entre julho e agosto não deve ultrapassar 50% da capacidade do local, disse Yasutoshi Nishimura, o ministro responsável pela resposta ao coronavírus. O limite de espectadores ficará em vigor por cerca de um mês após o fim do estado de emergência, disse ele durante uma reunião de painel de especialistas.
De acordo com as diretrizes existentes em vigor até o final deste mês, grandes eventos em prefeituras que saem de um estado de emergência têm permissão para um máximo de 5.000 pessoas ou 50% da capacidade do local.
Funcionários do governo do primeiro-ministro Yoshihide Suga temiam que isso permitisse que muitas pessoas se reunissem, aumentando o risco de que o coronavírus pudesse se espalhar. Por exemplo, 34.000 espectadores teriam permissão para entrar no Estádio Nacional com capacidade para 68.000 pessoas, o local para a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tokyo.
O limite de frequência de 10.000 pessoas também se aplica a áreas onde um “quase estado de emergência” foi suspenso.
Atualmente, 10 províncias – Hokkaido, Tokyo, Aichi, Kyoto, Osaka, Hyogo, Okayama, Hiroshima, Fukuoka e Okinawa – estão em estado de emergência, com restaurantes sendo informados para fechar às 20h e proibidos de servir bebidas alcoólicas.