Japão

Okayama: My Number para ter creche gratuita e merenda escolar

O governo da cidade de Bizen, província de Okayama, vai exigir que as famílias obtenham cartões de identificação individual “My Number” para todos os membros da família como pré-condição para se beneficiar de programas de isenção de taxas para creches e merenda gratuita no ensino fundamental e colégios municipais.

A mudança, que entrará em vigor no ano fiscal de 2023, ou em abril próximo, visa promover o uso generalizado de cartões de identificação My Number emitidos para residentes no Japão. Embora existam casos em que os órgãos locais oferecem incentivos, como cupons de presente, aos residentes que obtêm os cartões My Number, é bastante incomum que os serviços administrativos sejam fornecidos com a condição de que os beneficiários adquiram os controversos cartões de identificação.

A medida do governo de Bizen provocou uma reação de pais e responsáveis, que reclamam que é discriminatória e contrária à igualdade de oportunidades na educação, quando a aquisição dos cartões My Number deveria ser voluntária. 

Fonte / Foto: Mainichi Shimbun

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top