OITO MORTOS: Mais chuva e avisos de desastre
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) alertou nesta quarta-feira (18) sobre o risco de novas inundações dos rios e deslizamentos de terra em grandes áreas do país, já que as fortes chuvas da semana passada podem continuar.
Segundo a JMA, mais chuvas estão previstas para atingir áreas do oeste ao norte do país até quinta-feira, já que uma frente estacionária deve se mover para o norte ao longo do arquipélago japonês.
A previsão é de que o temporal chegue a Hokkaido, a principal ilha mais ao norte do país, na noite de quarta-feira, após deslocar-se sobre o Mar do Japão. Espera-se que as chuvas enfraqueçam gradualmente a partir de quinta-feira.
Acidentes relacionados à chuva já deixaram oito pessoas mortas, com várias outras desaparecidas.
O governo da província de Nagasaki informou que na quarta-feira uma mulher com idade na casa dos 80 anos foi encontrada morta no dia anterior na cidade de Hioki.
Também na quarta-feira, um terremoto com magnitude de 4,2 atingiu a cidade de Shobara, província de Hiroshima, e a agência alertou que mesmo uma pequena quantidade de chuva ou outro terremoto poderia causar deslizamentos de terra em áreas onde o solo pode ter sido saturado com a chuva do semana passada.
Está previsto que nas 24 horas até a manhã de quinta-feira, até 200 milímetros de chuva no sul de Kyushu, até 180 mm na região de Shikoku no oeste do Japão e até 150 mm na região de Tokai no Japão central.