Japão

Novo sistema: operação teste para mega terremoto

19/06/2024

Uma nova rede de observação sísmica e de tsunamis no Pacífico, abrangendo do oeste ao sudoeste do Japão, começará uma operação piloto no próximo mês. Este sistema é uma iniciativa para se preparar para um mega terremoto na Fossa de Nankai, região central e sudoeste do Japão.

Atualmente, uma rede submarina para monitoramento de terremotos e tsunamis já está ativa na parte oriental da área de risco. No entanto, a parte ocidental ainda não possui cobertura sistemática.

O Instituto Nacional de Pesquisa para Ciências da Terra e Resiliência a Desastres está encarregado da instalação desta nova rede, denominada “N-net”, que se estende do fundo do mar ao largo da costa da província de Kochi até Miyazaki.

A N-net é composta por sistemas costeiros e offshore, conectados por cabos submarinos que ligam sismógrafos e manômetros de água. A rede cobre uma extensão total de 1.640 quilômetros. Com a metade já instalada, o instituto planeja iniciar a operação experimental em breve.

Os dados coletados serão compartilhados com a Agência Meteorológica do Japão, aprimorando a capacidade de emissão de alertas de terremotos e tsunamis. A rede permitirá a detecção de terremotos até 20 segundos mais rápido e tsunamis até 20 minutos mais rápido do que os sistemas atuais. A conclusão da instalação está prevista para o final do ano fiscal, em março do próximo ano.

 

Fonte: NHK

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top