Novo recorde diário de casos de COVID-19
O Japão estabeleceu um novo recorde diário de casos de COVID-19 no sábado (16), com 110.675 confirmados às 17h50.
O recorde anterior, 104.163, foi estabelecido em 5 de fevereiro, quando o país estava sendo devastado pela sexta onda de infecções.
Enquanto a contagem diária caiu depois e caiu abaixo de 10.000 em junho, um aumento recente levou especialistas a dizerem que o Japão está na uma sétima onda.
No sábado, os recordes diários foram estabelecidos em 14 províncias: Aomori, Miyagi, Yamanashi, Shizuoka, Aichi, Wakayama, Yamaguchi, Kagawa, Kochi, Fukuoka, Nagasaki, Kumamoto, Kagoshima e Okinawa.
Shigeru Omi, chefe do painel de especialistas do governo que lida com a pandemia, reconheceu a existência de uma sétima onda, mas disse que não há necessidade de implementar medidas de pré-emergência que restrinjam os movimentos e atividades das pessoas.
A força-tarefa do governo em 15 de julho disse que tais medidas não seriam ordenadas e que as atividades sociais e econômicas poderiam continuar como antes.
Isso ocorre principalmente porque a variante Omicron é agora a cepa mais prevalente e o número de pacientes que desenvolvem sintomas graves ou morrem caiu em comparação com as variantes anteriores.
Ainda assim, o total acumulado de casos de COVID-19 no Japão ultrapassou 10 milhões no dia 14 de julho.