Japão

Mulheres pilotam empilhadeiras para agir em desastres

10/2/2025

Um workshop realizado em Kikuchi, na província de Kumamoto, treinou mulheres para operar empilhadeiras e atuar no suporte a áreas atingidas por desastres. O curso, promovido por uma empresa de Kumamoto nos dias 11 e 12 de janeiro, certificou nove participantes.

As empilhadeiras são essenciais para remover entulhos e transportar suprimentos após catástrofes. Durante o treinamento, as mulheres praticaram manobras seguras, incluindo curvas em espaços estreitos e o uso dos garfos para levantar cargas.

A iniciativa busca romper o estereótipo de que apenas homens operam esse tipo de maquinário. Entre as participantes, Naoko Nakagawa, 59, decidiu se inscrever após sua experiência no terremoto de Kumamoto, em 2016. Na época, a falta de operadores dificultou a distribuição de água para os desabrigados.

“Espero poder ser útil, mesmo que um pouco”, disse Nakagawa ao receber o certificado.

Fonte: Japan News / Imagem: Yomiuri Shimbun

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K. - V1.3

To Top