Mortes por COVID-19 podem aumentar
Especialistas em coronavírus do Ministério da Saúde informaram em uma reunião na sexta-feira (18) que o Japão continua “com níveis mais altos de infecção até agora” e alertaram que as mortes por COVID-19 podem aumentar ainda mais.
O conselho disse que, embora o número de novos casos de COVID-19 no Japão registrados durante a semana até a quinta-feira (17), tenha sido 0,87 vezes o da semana anterior, os níveis atuais de infecção são os mais altos registrados até agora.
Os especialistas expressaram uma sensação de crise dizendo: “Os números de casos graves e mortes estão aumentando e, em particular, teme-se que esses números aumentem ainda mais, ultrapassando os recordes atuais”.
Altos níveis de infecção têm sido observados continuamente, com uma taxa de mais de 1.000 infecções por 100.000 pessoas em 26 prefeituras.
Quanto às perspectivas para o futuro, o conselho comentou: “Há preocupações de que comecemos a ver as consequências dos movimentos das pessoas durante o feriado de Obon e desde que as infecções não diminuam em um estágio inicial, prevê-se que os cuidados de saúde sistema ficará sobrecarregado por um período prolongado.”
As taxas de ocupação de leitos hospitalares permaneceram altas, com 41 prefeituras registrando taxas de ocupação de mais de 50% registrados na quinta-feira (17), de acordo com a Secretaria do Gabinete. A Prefeitura de Kanagawa teve o número mais alto com 91%, seguida por 82% em Shiga e 80% em Shizuoka.