Japão

Morre a japonesa mais velha do mundo

05/01/2025

Tomiko Itooka, uma japonesa reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, morreu ontem, aos 116 anos, informou uma autoridade da cidade de Ashiya, em Hyogo. Segundo o governo local, Itooka morreu na noite de domingo na casa de repouso onde residia.

Nascida em 23 de maio de 1908, na cidade de Osaka, Itooka era a filha mais velha de três irmãos. Ao longo de sua vida, foi testemunha de mudanças históricas significativas, desde o período Taishô até a era Reiwa.

Itooka assumiu o título de pessoa viva mais velha do Japão em dezembro de 2023, após o falecimento de Fusa Tatsumi, também de 116 anos, na cidade de Kashiwara, na Prefeitura de Osaka. Posteriormente, em setembro de 2024, foi reconhecida pelo Guinness World Records como a pessoa viva mais velha do mundo, após a morte de Maria Branyas Morera, uma espanhola de 117 anos residente em Olot, Catalunha.

A comunidade local lamenta a perda de Itooka, cuja longevidade e história de vida inspiraram muitos.

Fonte: Kyodo / Foto: Prefeitura Municipal de Ashiya

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top