Monte Fuji: Japão cria alerta para queda de cinzas
10/09/2024
Em resposta à possibilidade de uma grande erupção do Monte Fuji, a Agência Meteorológica do Japão anunciou a introdução de uma “previsão de queda de cinzas em área ampla” nos próximos anos. A medida visa prever a queda de cinzas vulcânicas em regiões abrangentes e por longos períodos, ajudando a coordenar ações de prevenção e redução de impactos de desastres.
Estima-se que, em caso de erupção, até 30 centímetros de cinzas possam atingir a área metropolitana de Tokyo, causando sérios danos, como desabamento de edificações e interrupção de redes de transporte e energia. A previsão incluirá três níveis de alerta: “mais de 30 centímetros”, “mais de 3 centímetros” e “quantidade pequena”.
O Monte Fuji não entra em erupção desde 1707, mas estudos indicam uma média de erupção a cada 30 anos nos últimos 5.600 anos. As novas diretrizes e o cargo de “Coordenador de Planejamento de Informações sobre Cinzas Vulcânicas” serão implementados a partir do próximo ano fiscal, com discussões em andamento para definir estratégias até o final do ano.