Japão

Missô contaminado com barata

28/03/2024

A fabricante de missô, Marukome, anunciou nesta terça-feira (26), que está iniciando um recall voluntário de um total de 107.726 itens de missô, após a descoberta de possível contaminação por um inseto, suspeita-se ser uma barata, em um de seus produtos.

Com sede na cidade de Nagano, a Marukome afirmou que, até o momento, não foram reportados danos à saúde relacionados ao incidente. Os produtos sujeitos ao recall são o “Plus Koji Namamiso Kojibijin”, identificados no número de série, pela presença das letras “JR” após a data de validade, que é dezembro de 2024.

A identificação do problema ocorreu quando um cliente relatou ter encontrado uma substância estranha no produto adquirido. Após inspeção, constatou-se a presença de uma parte de um inseto, possivelmente uma barata, misturada ao missô. Apesar da investigação na linha de produção, a empresa não conseguiu determinar a origem exata da contaminação.

Em comunicado oficial, a Marukome expressou profundo pesar pelo inconveniente e preocupação que essa situação possa causar aos clientes, parceiros comerciais e demais partes interessadas.

Os consumidores que adquiriram os produtos afetados podem realizar o recall entrando em contato gratuitamente pelo número 0120-113-430 (em japonês) ou acessando o site https://uketsuke-form.jp/modules/uketsuke_1dlmswa/ (em japonês).

Fonte: Mainichi / Imagem: site Marukome

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top