Ministro condecora brasileiros
O Ministro da Cidadania, João Roma condecorou com a Ordem do Rio Branco os brasileiros Walter Toshio Saito e o Cônsul Geral do Brasil em Nagoia, Nei F. Bitencourt. O evento fechado, foi realizado dia 24 de Julho, seguindo às normas de segurança na residência do Embaixador Eduardo Sabóia em Tóquio.
A Ordem do Rio Branco foi criada no governo do “Jango”, ou João Goulart em 1963 e é uma honraria e reconhecimento do Governo Brasileiro. No centro da medalha está inscrito em Latin “Ubique Patriae Memor” e se traduz como “Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança”. Os anos que aparecem no reverso da insígnia são os de nascimento e morte do Barão.
Nei F. Bitencourt é diplomata de carreira tendo atuado em vários países e atualmente é Cônsul-Geral do Brasil em Nagoia, na província de Aichi onde há a maior concentração de imigrantes brasileiros no Japão. A atuação dos três Consulados no Japão, tem ultrapassado à barreira das funções cartoriais e em sua administração destaca-se o fomento à educação, onde recentemente realizou numa parceria inédita com a Universidade da Província de Aichi a Primeira Feira de Ciências com alunos brasileiros.
Walter Toshio Saito, é natural do Estado do Paraná e é empresário conhecido na comunidade brasileira. Atua na área agrícola, recursos humanos, e é o maior produtor de cebolinha do Japão. É também ex-membro do Conselho de Cidadãos do Consulado-Geral do Brasil em Tokyo.
Fonte: Redação JA / Wikipedia / Fotos cedidas