Japão

Mie: Peixes mortos intrigam pescadores

14/12/2023

Inúmeros peixes chamados sappa, apareceu no porto de pesca Nakiri na cidade de Shima, província de Mie na manhã desta quarta-feira (13).

Estima-se que entre 30 a 40 toneladas desses pequenos peixes tenham invadido as águas do porto. De acordo com um pescador local, grandes cardumes de sappa foram avistados no porto na noite de 11 de dezembro. Os moradores locais conseguiram transportar cerca de 3 toneladas deles naquele dia. Peixes mortos começaram a surgir no dia seguinte, o que os levou a relatar o incidente ao Governo Municipal de Shima. O volume de peixes mortos continuou a crescer e eles chegaram à costa na manhã de 13 de dezembro.

Pescadores locais correram para coletar os peixes, temendo impactos na qualidade da água. Acredita-se que as sardinhas, perseguidas por predadores marinhos, entraram no porto e ficaram sem oxigênio devido ao espaço restrito.

Sappa é um peixe de água salgada que habita baías internas e águas costeiras em amplas áreas do Japão. Mede cerca de 15 centímetros de comprimento. Na região de Setouchi, a sappa em conserva é uma iguaria local conhecida chamada “Mamakari”.

O incidente levanta preocupações sobre mudanças no ecossistema marinho e possíveis efeitos das práticas de pesca locais. Autoridades buscam investigar a causa do fenômeno.

 
Fonte: Mainichi / Imagem: Mainichi/Yuki Kozawa

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top