Medicina

Medicina: Prevenção ao Corona Vírus

CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS E A FORMA DE PREVENÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS
Foi detectado o primeiro caso de infecção do novo coronavírus num morador de Kanagawa. Ele havia visitado a família que mora na China, em Wuhan, província de Hubei, local onde foi o novo vírus foi detectado pela primeira vez.
O morador de Kanagawa, na faixa dos 30 anos, ficou com febre durante a estadia na China, no dia 3, e retornou ao Japão, no dia 6.
Ele informou que teve contato com um familiar que estava com pneumonia em Wuhan. Alguns tipos de vírus são transmitidos apenas pelo contato de seres humanos com animais infectados, mas há grandes chances do novo coronavírus ser transmitido entre seres humanos.
As autoridades locais da China apontaram que no grupo de infectados existem casais, o que aumenta essa possibilidade mas ainda estão estudando essa relação.
Os pacientes infectados trabalhavam no mercado de peixe de Wuhan e por isso, ainda não conseguiram afirmar a forma de transmissão.
Os sintomas são febre, pneumonia e dificuldade na respiração. Uma pessoa que estava em estado mais grave morreu mas os demais, estão se recuperando e o quadro é estável.
O morador de Kanagawa já está bem, recebeu alta no dia 15 e está se recuperando em casa.
O que dizem os especialistas sobre esse caso no Japão?
O diretor do Instituto de Saúde e Segurança de Kawasaki, Nobuhiko Okabe, comenta:
“Obviamente ele viajou para Wuhan, onde foi infectado, e neste momento a transmissão de humano para humano é muito limitada, então não há necessidade de ter muito medo de ser confirmado no Japão”.
Por outro lado, é necessário prestar atenção ao fato de que as características do novo coronavírus ainda são desconhecidas.
“Teoricamente, a natureza do vírus pode mudar, sendo mais suscetível à transmissão humana e se tornando mais patogênico, por isso precisamos estar atentos”, diz Okabe.
Como podemos prevenir?
Aplicando os mesmos cuidados para evitar a transmissão da gripe, como da influenza.
Lavar bem as mãos, evitar multidões e usar máscara.
Cuidados gerais para quem vai ao exterior:
▼ Evitar o contato com animais vivos ou mortos
▼ Evitar o contato com pessoas doentes
▼ Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos
Para quem for à China: se houver algum sintoma como febre de 37,5 graus dentro de duas semanas, procure um hospital imediatamente.
Ainda não se sabe de onde veio o novo coronavírus, como é a transmissão ou como o vírus mudará no futuro.
No entanto, a OMS, governos e especialistas estão se baseando em casos e experiências anteriores, como SARS e MERS.
A partir das informações até agora, não precisamos nos preocupar muito, mas é provável que precisaremos prestar muita atenção no futuro.


Fonte: NHK News & ANN News

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top