Mais de 80 mil estrangeiros trabalhando em kombini
17/05/2024
Mais de 80 mil estrangeiros atuam em regime de meio período nas três principais redes de lojas de conveniência do Japão, mostraram dados recolhidos pela Kyodo News. Essa tendência deve continuar devido à escassez de mão de obra resultante do envelhecimento da população.
Atualmente, estrangeiros representam cerca de 10% dos trabalhadores de meio período nas filiais da 7-Eleven, Lawson e FamilyMart. A pesquisa revelou que a 7-Eleven emprega cerca de 40.000 estrangeiros, a Lawson 24.000, e a FamilyMart 18.000.
Desde a abertura da primeira loja de conveniência no Japão há 50 anos, esses estabelecimentos se tornaram essenciais na vida cotidiana, operando 24 horas e oferecendo uma vasta gama de produtos e serviços. A Japan Franchise Association relata que o número de trabalhadores estrangeiros nas lojas de conveniência aumentou 1,4 vezes nos últimos cinco anos.
A maioria dos trabalhadores estrangeiros vem de países asiáticos, como China, Vietnã e Nepal.
Com cerca de 80% dos funcionários, sendo estrangeiros, a situação reflete a dificuldade de encontrar trabalhadores japoneses. Muitas das contratações são de estudantes internacionais que buscam melhorar suas habilidades no idioma japonês.
As lojas de conveniência enfrentam agora o desafio de melhorar o valor de cada ponto de venda, em vez de competir pelo número de lojas, adaptando-se às mudanças na sociedade japonesa.