Mais de 3 mil creches podem ser inundadas por tsunami
Pelo menos 3.276 jardins de infância e creches em todo o Japão correm o risco de serem inundados pelos tsunamis, revelou uma análise de dados do Mainichi Shimbun.
Os resultados do estudo ilustram que um número significativo de pessoas vulneráveis que teriam dificuldade em escapar por conta própria estão sendo expostas à ameaça de um eventual tsunami.
O Mainichi Shimbun usou um sistema de informações geográficas, que pode sobrepor várias camadas de dados em um mapa digital, para verificar a localização das instalações e zonas de inundação de 662 municípios costeiros em 39 províncias.
Todos os dados foram divulgados por municípios individuais e pelo governo nacional até 1º de fevereiro de 2023. Tokyo foi excluída da análise porque o governo metropolitano ainda não havia mapeado suas zonas de inundação de acordo com a lei, e alguns dados municipais que não foram anunciado publicamente também foi deixado de fora.
Segundo a análise, há um total de 23.257 creches nos 662 municípios, dos quais 3.276, ou 14%, estão localizados nas zonas de inundação previstas no caso do pior tsunami projetado. Enquanto isso, havia 18.705 lares de idosos, dos quais 2.386, ou 13%, estão nas zonas de inundação.
A Lei de Desenvolvimento Regional para Prevenção de Desastres de Tsunami exige que as prefeituras estabeleçam zonas de alerta com base em áreas de inundação e formulem planos de evacuação para instalações dentro dessas áreas. No entanto, em dezembro de 2022, apenas 20 prefeituras haviam estabelecido zonas de alerta.